O sistema operacional Android registrou neste mês 1 bilhão de usuários ativos no mundo. São pessoas que acessaram um smartphone Android pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. A plataforma móvel desenvolvida pelo Google tem praticamente dobrado ano a ano a quantidade de usuários ativos. Em junho de 2013 eram 538 milhões. Em junho do ano anterior, 223 milhões. Os dados foram divulgados pelo vice-presidente sênior de Android, Chrome e apps da Google, Sundar Pichai, na abertura da conferência anual de desenvolvedores Google I/O, nesta quarta-feira, nos EUA.

Outros números da plataforma foram apresentados pelo executivo: por dia, os usuários Android enviam em média 20 bilhões de mensagens; tiram 93 milhões de selfies; olham o telefone 100 bilhões de vezes; e dão 1,5 trilhão de passos com seu celular no bolso.

Tablets

O share do Android na base mundial de tablets vem crescendo continuamente. Era 39% em junho de 2012; 46% um ano depois; e alcançou 62% agora. O aumento da utilização de tablets Android é percebida também quando se analisam os acessos ao YouTube. Em 2013, 28% das visualizações do site através de tablets aconteceram em modelos Android. Essa participação é de 42% no momento.