A empresa espanhola Denodo quer levar o conceito de virtualização de dados para as operadoras de telecomunicações brasileiras. A companhia, que iniciou sua atuação no País no ano passado, já conquistou três clientes nacionais, dos setores de varejo, finanças e processamento de alimentos, todos de grande porte, com bilhões de Reais em faturamento anual. A expectativa é chegar a nove clientes até o final do ano, incluindo algum de telecom.

“Existem conversas com as principais telcos no Brasil. Por terem um ambiente muito heterogêneo de sistemas, a virtualização funciona bem”, explica o executivo, em conversa com Mobile Time.

A plataforma da Denodo atua como uma espécie de orquestradora para a consulta de dados em diferentes sistemas, hospedados em múltiplas nuvens. Na prática, os dados continuam em seus locais de origem, sem serem copiados ou movidos. A plataforma apenas permite que sejam visualizados em um painel centralizado. Esse tipo de solução facilita o acesso a informações e ajuda a seguir leis de privacidade, como a LGPD e a GDPR. Para cada empresa é feita uma implementação sob medida da plataforma. Segundo Wenna, os CIOs gostam por causa da melhoria na governança, enquanto a equipe de TI fica satisfeita com o ganho de agilidade.

A Denodo está trabalhando na evolução da sua plataforma, que está recebendo novos recursos nativos de inteligência artificial para a análise dos dados.