NFC

A Linha Amarela, via expressa do Rio de Janeiro que liga a ilha do Fundão à Baixada de Jacarepaguá, passará a aceitar pagamento por aproximação dos cartões Visa a partir do próximo domingo, 27. A solução é fruto de parceria entre a bandeira, a concessionária Lamsa e a integradora de soluções para pedágios Fadami, e será possível usar tarjetas de débito, crédito, pré-pagos com tecnologia NFC, além de dispositivos móveis, como smartphones – ao acionar as carteiras digitais como Apple Pay, Google Pay e Samsung Pay –, pulseiras e relógios inteligentes. No momento, por conta de uma série de questões na justiça entre a concessionária e a prefeitura do Rio, o valor do pedágio está em R$ 4 nos dois sentidos.

O novo sistema é exclusivo para pedágios, com um equipamento acoplado às cabines, o que permitirá o acionamento automático das cancelas, sem intervenção da operadora, tornando o processo mais ágil.

Como funciona: o cliente informa na cabine o meio de pagamento (dinheiro ou dispositivo habilitado com NFC), aproxima o dispositivo ou cartão do leitor e a cancela abre automaticamente. A quantidade de eixos (que determina o valor a ser cobrado) é inserida pelo operador e o procedimento é validado por sensores instalados na pista junto às cabines de pedágio. Ao final de cada transação o comprovante de pagamento, chamado Documento Fiscal Equivalente (DFE), estará disponível para o cliente.

Nesta primeira fase, duas cabines terão o pagamento com a tecnologia NFC: as cabines 5 e 6 no sentido Barra da Tijuca, e 15 e 16 no sentido Fundão.

De acordo com a bandeira Visa, a expectativa é que o sistema seja gradativamente instalado em 16 cabines manuais ao todo, sendo oito em cada sentido da via.

A tecnologia da Visa implementada no pedágio é agnóstica e aceita pagamento por aproximação de todos os cartões e bandeiras que possuem a tecnologia.