Alguns aplicativos móveis viraram anunciantes de peso. O chinês WeChat é talvez o caso mais emblemático disso no momento. Lançado recentemente no Brasil, o app de mensagens instantâneas contratou Messi como garoto propaganda de um comercial de TV que foi veiculado no horário nobre nas principais redes de TV brasileiras nesta semana, incluindo no break do Jornal Nacional. Agora, o WeChat informa que o astro de basquete norte-americano LeBron James criou uma conta oficial em seu serviço, que pode ser seguida por qualquer fã interessado em acompanhar a vida do craque.

Na prática, o WeChat funciona como um misto entre um Twitter e um serviço de mensagens instantâneas. Você pode seguir pessoas famosas com perfis abertos e ler suas mensagens, como é o caso de LeBron. E pode também se comunicar diretamente com seus amigos em sessões privadas de chat, com troca de mensagens, fotos e vídeos. O WeChat tem mais de 300 milhões de usuários, dos quais 230 milhões estão na China.

Análise

A atração de celebridades para redes sociais é um impulso importante para o seu sucesso. Mas só dá certo de verdade quando os astros participam efetivamente da brincadeira, como acontece no Twitter e no Facebook, que não precisam pagar para nenhuma pessoa famosa criar sua conta lá. Enquanto forem robôs respondendo as mensagens, não adianta muita coisa.