Ilustração: Cecília Marins

A Intel e a MediaTek firmaram uma parceria nesta segunda-feira, 25, com intuito de fabricar chips de dispositivos inteligentes de ponta. No acordo, a MediaTek usará as tecnologias avançadas do unidade que produz chips sob demanda, a Intel Foundry Services (IFS), na fabricação dos semicondutores de ponta na Alemanha e nos Estados Unidos.

Pelo lado da Intel, a entrada da empresa de design de chips fabless (sem fábrica própria) ajudará a companhia em sua próxima fase de crescimento ao servir como alicerce para seus parceiros, disse Randhir Thakur, presidente do IFS. E para a MediaTek, a ideia é criar uma cadeia de suprimentos mais diversificada, como afirmou NS Tai, vice-presidente sênior de operações da empresa.

Vale dizer, a companhia taiwanesa já tinha uma parceria comercial com a norte-americana em cartões de dados 5G. E a Intel tem planos de expansão de suas fábricas nos Estados Unidos e Alemanha. O mais notório deles é uma unidade fabril de US$ 20 bilhões em Ohio, no meio-oeste norte-americano, que deve entrar em operação em 2025.

Paralelamente, os planos de Intel e MediaTek coincidem com a proposta do governo norte-americano de revitalizar a indústria de semicondutores no país e reduzir a dependência da produção de chips na Ásia. Inclusive, o presidente Joe Biden afirmou que o Ato de Chips deve ser aprovado nesta semana, um projeto de lei que destinará US$ 52 bilhões para esse setor.