Ilustração: Cecília Marins

O sistema financeiro é um dos setores que mais sofreu tentativas de fraudes no primeiro semestre de 2022. De acordo com o Mapa da Fraude divulgado pela ClearSale nesta segunda-feira, 25, nos primeiros seis meses do ano houve 527 mil transações com intuito de forçar golpes em processos digitais, como abertura de contas, emissão de cartões, Pix, empréstimo pessoal e CDC.

Foram analisadas 19 milhões de operações em empresas que utilizam as soluções antifraude da Clearsale no referido período. Segundo Marcelo Queiroz, head de estratégia de mercado da companhia, o avanço do setor em soluções de pagamento mais tecnológicas, como o Pix, permite aos fraudadores encontrarem mais brechas e gera aumento nas tentativas de golpes.

Outro setor que aparece com um índice alto é telecomunicações, com 212 mil tentativas de fraudes em um universo de 6,6 milhões de transações.

Ao todo, o estudo da ClearSale analisou dados de mais de 6 mil empresas.

E-commerce

Especificamente no setor de e-commerce, a análise é mais ampla e considerou 165 milhões de transações. Deste universo, 1,7% do total foram tentativas de fraude, o que equivale a 2,8 milhões de tentativas e R$ 3 bilhões em fraudes evitadas.

Das categorias mais fraudadas, os eletrônicos assumiram a liderança em tentativas de fraudes, representando 9% do total. Por sua vez, os celulares caíram para a segunda posição, com 8% do total. Games continuaram em terceiro, com 5,6%.