A 99 (Android, iOS) aumentou de 20% para 30% o desconto oferecido para seus passageiros nas corridas de táxi em cinco cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador. O desconto é opcional para consumidores e motoristas. Do lado dos consumidores, é preciso selecionar a corrida com desconto na hora da solicitação. Seu pedido então é direcionado somente para os motoristas que naquele momento estiverem com a opção de desconto ativada. O recurso será adicionado a mais 12 cidades em setembro.

O desconto, na prática, é pago pelo motorista, não pela 99. Apesar disso, mais da metade dos motoristas em São Paulo aderiram à ideia, porque sentiam a competição forte por parte do Uber, cujo preço costumava ser mais barato que o do táxi comum. De acordo com a 99, entre janeiro e julho deste ano, o volume de corridas do aplicativo caiu 40%. Em agosto houve um aumento de 10% em relação a julho, o que pode ser atribuído em parte à prática do desconto, que foi lançado no dia 12 de julho, originalmente de 20%, mas também a um fator sazonal, que é a volta às aulas.

"O grande teste era se haveria adesão dos motoristas. Se eles não aderissem, também não haveria passageiros. No fim das contas os taxistas toparam ganhar menos mas fazer mais corridas", comenta Ricardo Kauffman, gerente de relações públicas da 99. De acordo com o executivo, em São Paulo, o tempo de espera por táxi com desconto é de pouco menos de quatro minutos, enquanto sem desconto é um pouco acima de três minutos. Isso indica a forte adesão dos taxistas à ideia.

E agora, com o aumento do desconto para 30%, Kauffman entende que o táxi volta a ser competitivo em relação ao UberX em termos de preço. Em algumas comparações, o táxi chega a ser mais barato que o UberX. E ainda tem a vantagem de poder andar nos corredores exclusivos em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.