Muitas empresas ainda estão na etapa de começar a descobrir o potencial das plataformas móveis na melhoria de processos, no engajamento de seus clientes e no aumento de vendas. Para desenvolvedores de aplicativos, esse mercado tem se mostrado aberto a possibilidades, ainda que um de seus maiores desafios seja tornar sua oferta um sucesso na Internet.

O que sabemos hoje é que já existem resultados tentadores. A Starbucks é um bom exemplo. A rede multinacional de cafés usa uma solução que processa 4 milhões de dólares por semana por meio de vendas via dispositivos móveis. Outro caso é o da Walgreens, rede norte-americana de farmácias, na qual 40% da receita correspondem a transações via mobile. Dados assim evidenciam que estamos no início de uma nova fase na indústria tecnológica.

Inicialmente, os principais canais de distribuição de aplicativos App Store e Google Play fizeram um excelente trabalho em abrir o mundo desses produtos aos usuários. Porém, hoje, essas plataformas atrapalham o mercado de lançamento de aplicativos, uma vez que limitam a descoberta de novidades, concentrando a maior parte de seu conteúdo em rankings.

Parte do problema de visibilidade dos aplicativos se deve ao fato de terem uma abordagem diferente da dos websites. Na web, o usuário precisa apenas acessar um link, enquanto que via mobile ele necessita baixar a aplicação antes de usá-la. Com isso, produtos de qualidade, ainda que pouco conhecidos, podem acabar sendo ofuscados. Para evitar que isso aconteça com o que foi desenvolvido pela sua empresa, é preciso ser criativo.

Uma das estratégias para driblar a limitação é a busca de presença nas mídias sociais. O uso desses canais pode trazer mais downloads para a sua aplicação, reforçando ainda a relação do produto com a dos seguidores de determinada mídia. Blogs especializados, por exemplo, atingem um público altamente segmentado e ligado ao conteúdo. Por isso, recomendo procurar blogs não só relacionados à plataforma desenvolvida, mas também ao nicho com o qual ela se conecta.

Há também a possibilidade de buscar divulgação no Facebook, que oferece espaço para anúncios. Por meio dele é possível comercializar instalações do seu aplicativo, bem como monitorar exatamente quantas delas são realizadas. Outros grandes aliados são vídeos promocionais, muito eficazes para colocar em evidência, além de explicar o uso de um novo aplicativo.