As comandas impressas em estabelecimentos comerciais que usam o ERP da Cigam agora virão com o QR code do Mercado Pago impresso. Assim, os consumidores poderão pagar usando o app do Mercado Pago: basta escanear o código com a câmera do celular e escolher se desejam pagar com o saldo na carteira digital ou com algum cartão de crédito associado à sua conta. O lojista, por sua vez, recebe o pagamento imediatamente e não arca com nenhuma taxa pela transação, em caráter promocional até março de 2019.

Análise

Está acontecendo no Brasil uma corrida para ver qual modelo de QR code vai predominar em pagamentos móveis. A disputa acontece entre atores de diferentes segmentos. Há, por exemplo, a startup PicPay, que funciona como uma carteira digital, com 9 milhões de usuários. Outro concorrente é a Cielo, que exibe um QR code dinâmico para cada transação na tela das suas máquinas de POS. No seu caso, qualquer pessoa com o app Cielo ID ou outros apps parceiros (dentre os quais o próprio PicPay) pode pagar, desde que seja em uma máquina da Cielo. O Mercado Pago, com 12 milhões de usuários, criou um QR code estático que identifica a pessoa física ou jurídica que vai receber o pagamento. E há ainda a solução da Matera, que desenvolveu um QR code que permite transações sem que o smartphone do consumidor esteja conectado à Internet.

Em paralelo, o Banco Central discute a possibilidade de criação de um QR code padrão para pagamentos instantâneos no Brasil, o que facilitaria a interoperabilidade de todas essas soluções. O anúncio foi feito durante o seminário MobiShop, organizado por Mobile Time há duas semanas.