O roteador Wi-Fi está ficando mais inteligente. Com a chegada do WiFi 6 e o aumento de redes com arquitetura Mesh, a tendência é que o roteador deixe de servir apenas para prover conectividade e comece a oferecer uma série de novos serviços, incluindo reconhecimento facial de quem estiver por perto. Essa é a visão da Qualcomm para o futuro do Wi-Fi, compartilhada com jornalistas e analistas durante workshop em sua sede, em San Diego, nesta quarta-feira, 25.

Na prática, o roteador Wi-Fi poderá ter aplicativos instalados, tal como se faz hoje com um smartphone. Muitos desses aplicativos serão relacionados ao controle de outros objetos conectados na rede Wi-Fi de uma casa ou escritório. Os comandos serão feitos por voz. Não se trata de um futuro distante, pelo contrário, já está começando a acontecer: ao menos dois modelos de roteadores, um da Netgear e um da Asus, já vêm com assistentes de voz embarcados.

Os roteadores também poderão analisar o reflexo do seu sinal para identificar a presença de pessoas e captar dados de quem estiver no ambiente, como altura e movimento. Isso possibilitará reconhecer se é um adulto, uma criança ou um cachorro, por exemplo. A informação de presença de determinada pessoa em certo ambiente de uma residência ou escritório pode servir de gatilho para a rede Wi-Fi Mesh ordenar certas ações em objetos conectados, prevê Nick Kucharewski, vice-presidente e gerente geral de infraestrutura e redes sem fio da Qualcomm Technologies.

60 GHz

A Qualcomm espera que no futuro a faixa de 60 GHz seja adotada para Wi-Fi. Com ela será possível até mesmo reconhecer o rosto de uma pessoa pelo reflexo das ondas emitidas pelo roteador. Essa faixa também permite velocidades de dezenas de Gigabytes por segundo e latência abaixo de 1 milissegundo, o que viabilizará aplicações mais sofisticadas de realidade virtual.

Novas métricas

Paralelamente à evolução das redes Wi-Fi, o executivo da Qualcomm propõe que novas métricas sejam usadas para medir sua qualidade. Hoje, basicamente, os usuários comparam as redes Wi-Fi somente pela intensidade do seu sinal. Segundo Kucharewski, com o advento do Wi-Fi 6 já é possível oferecer outras informações ao usuário antes de ele se conectar, como a velocidade da rede de acordo com a distância do device em relação ao roteador, assim como a capacidade máxima de aparelhos conectados simultaneamente. Tais dados poderiam servir para o usuário escolher qual rede acessar.

Qualcomm

Desde 2015 mais de 4 bilhões de dispositivos já foram comercializados no mundo com chip da Qualcomm para Wi-Fi. Mais recentemente a empresa lançou uma série com quatro diferentes opções de chips compatíveis com Wi-Fi 6, a família Pro Series. Roteadores da Netgear, Ruckus, Aruba e TP-Link já utilizam a plataforma da Qualcomm para conectividade em Wi-Fi 6.

Nick Kucharewski, vice-presidente e gerente geral de infraestrutura e redes sem fio da Qualcomm Technologies