A Alphabet, controladora do Google, fechou o terceiro trimestre de 2018 com uma receita de US$ 33,7 bilhões, um aumento de 22% ante US$ 27,7 bilhões obtidos um ano antes. De acordo com a CFO da companhia, Ruth Porat, o negócio da empresa cresceu puxado pelas buscas por meio de dispositivos móveis, YouTube e Cloud.

Um dos exemplos de crescimento em buscas – que por consequência aumentam as receitas de publicidade da empresa – é nas buscas móveis locais. Na conversa com analistas na tarde desta quinta-feira, 25, Sundar Pichai, CEO do Google, explicou que, apenas nesta categoria, as buscas aumentaram 50% no último ano.

Em lucro operacional, a Alphabet obteve US$ 8,5 bilhões, um incremento de 10,5% na comparação com os US$ 7,7 bilhões do terceiro trimestre de 2017. Em lucro líquido, o crescimento foi de 34,5%, ao saltar de US$ 6,7 bilhões para US$ 9 bilhões no período.

Por segmento

Na divisão por área, as receitas com publicidade no Google chegam a US$ 29 bilhões, 21% de aumento ante US$ 24 bilhões do ano passado. Outras receitas respondem por US$ 4,6 bilhões, um aumento de 28% ante US$ 3,6 bilhões no terceiro trimestre de 2017.

Outras apostas da Alphabet, dentre as quais está a Waymo, registraram um aumento de 25%, saltando de US$ 117 milhões para US$ 146 milhões. Nota-se também que esta divisão aumentou seus gastos operacionais, que passaram de US$ 650 milhões para US$ 727 milhões.