Elaborada pela Ericsson e publicada nesta segunda-feira, 25, a nova edição do Mobility Report atualizou para 13 milhões a estimativa da fornecedora para acessos 5G até o fim de 2019. Segundo o relatório, 50 operadoras já lançaram comercialmente redes de quinta geração até o momento.

Em junho, a perspectiva da Ericsson era encerrar o ano com 10 milhões de inscrições 5G. Movimentações na Ásia, contudo, impulsionaram a revisão: na China (que deve contribuir “com grande parcela das inscrições esperadas”), o lançamento comercial pelas três principais provedores recebeu 10 milhões de interessados durante a pré-venda. Já na Coreia do Sul, onde as três principais operadoras lançaram o serviço em abril, 3 milhões de assinantes já realizaram o upgrade.

A Ericsson também apontou que até o final do ano, 93% do território sul-coreano deve estar coberto pelo sinal 5G, em patamar que também deve ser alcançado pela Suíça (90% até o fim de 2019). O Mobility Report ainda prevê um mercado de 160 milhões de aparelhos habilitados ao 5G comercializados em 2020, impulsionados por uma nova geração de chipsets.

Outro aspecto citado no relatório é a propensão do consumidor a pagar em média 20% a mais pelos serviços 5G frente os pacotes atuais. No Brasil, como já notou pesquisa da Deloitte, ainda não é grande a parcela de consumidores com tal disposição. A expectativa da Ericsson é que o consumo mensal de dados por smartphone passe de 7,2 GB atuais para 25 GB em 2025.

A projeção é de que até lá, o 5G já some 2,6 bilhões de assinantes, com cobertura atingindo 65% da população mundial. O montante representaria 29% de todas as subscrições móveis na ocasião, ou 8,9 bilhões.

A divisão geográfica prevista para os acessos, contudo, é bastante desigual: a Ericsson projeta que o 5G represente 74% dos chips ativos da América do Norte em 2025 e 56% do total na Europa. Já na América Latina, o percentual ficaria em 11%.

4G

De toda forma, o 4G ainda terá bastante espaço para crescer antes da consolidação de sua sucessora. A projeção é que a quarta geração de redes só atinja seu pico em 2022, quando alcançaria 5,4 bilhões de assinantes, desacelerando para 4,8 bilhões até 2025. Hoje o 4G é responsável por 52% (cerca de 4,2 bilhões) dos 8 bilhões de acessos móveis ativos no mundo.

No momento, a Ericsson contabiliza 777 redes 4G ativas em todo o globo, sendo que destas, 311 já tiveram upgrade para o LTE-Advanced (chamado comercialmente no Brasil de 4,5G). Já o VoLTE (voz sobre 4G) estaria presente em 200 redes de 90 países, com cerca de 2,1 bilhões de usuários.