Mais de 200 deputados e senadores assinaram o lançamento da Frente Parlamentar da Telessaúde, que pretende discutir a prestação de serviços de saúde à distância por meio de smartphones ou computadores. Esta modalidade ganhou força com a pandemia do novo coronavírus, que evidenciou a necessidade de inovações tecnológicas para aumentar o atendimento à população sem que profissionais ou pacientes corram riscos.

A presidente da Frente da Telessaúde, deputada federal Adriana Ventura (Novo-SP), autora da Lei nº 13.989, que autoriza o uso da telemedicina durante o estado de calamidade pública, explica que saúde não se restringe apenas a consultas médicas, mas também a demais áreas como nutrição, psicologia, preparação física, entre outras. “A telessaúde representa a democratização do acesso, queremos levar a saúde onde ela não chega, tirar as pessoas das filas, humanizar o atendimento”, afirmou a deputada, em entrevista ao Mobile Time.

Segundo Ventura, a Frente Parlamentar pretende abrir um espaço de debate sobre o assunto com a sociedade civil, entidades, hospitais, conselhos e poderes públicos para que seja possível a construção de leis de acordo com as demandas. “Esperamos que seja uma união de esforços para a melhoria da saúde da população”, completou.

São integrantes da Frente: 207 parlamentares, sendo 200 deputados federais e sete senadores. Ao todo, 27 entidades profissionais de saúde no Brasil são apoiadoras do projeto e irão colaborar com os debates relacionados ao tema.