O Melody Box, um portal brasileiro de música independente, vem registrando entre 20% a 30% de seus acessos através de dispositivos móveis, índice bem acima da média da maioria dos sites nacionais. Para se ter uma ideia, no MercadoLivre, por exemplo, apenas 3% do tráfego é móvel. No Melody Box, esses percentuais significam algo entre 120 mil e 180 mil page views por mês, sobre um total mensal de 600 mil.

A razão para o bom  desempenho em mobilidade se deve ao desenvolvimento de uma segunda versão de seu site para visualização em celulares e smartphones, lançada em  novembro passado e que dá acesso a todo o conteúdo web do portal. "O usuário pode fazer seu login pelo celular e acessar suas playlists, favoritar músicas, ver recomendações etc", relata Fernando Jardim, sócio-diretor do Melody Box.

Atualmente, pouco mais da metade do tráfego móvel provém de dispositivos com sistema operacional iOS e 30%, de aparelhos Android. Por isso, a empresa planeja lançar no meio do ano aplicativos nativos para as duas plataformas, nos quais pretende explorar publicidade através de vinhetas embutidas no streaming de rádios do portal. Também é avaliada a inclusão de banners, tanto nos futuros apps quanto no site móvel atual.

Coletâneas digitais

O Melody Box permite que bandas criem gratuitamente suas próprias páginas e disponibilizem suas músicas na Internet. O público, por sua vez, é estimulado a buscar novidades e podem criar e ouvir rádios com conteúdo dos grupos presentes no portal. Hoje há mais 30 mil usuários e 7 mil artistas cadastrados.

No ano passado, a empresa começou a organizar coletâneas. A primeira foi lançada em cd, mas logo percebeu-se que o melhor seria trabalhar apenas em formato digital. As duas últimas, batizadas de "Eletro alternativo fora da caixa Vol 2" e "Apostas 2012 Vol. 3" estão disponíveis na web e no site móvel. Em fevereiro, o Melody Box lançará mais duas compilações com seus artistas: uma de bandas com vocal feminino e outra de grupos de metal. No carnaval, fará uma de samba. Todas digitais e móveis. "Queremos montar duas coletâneas por mês daqui em diante", afirma Jardim.

Outra novidade do portal será a adoção de rádios customizadas, que adaptam a programação automaticamente para cada ouvinte, conforme aprendem sobre o gosto musical do usuário.