Os chatbots fazem parte do nosso cotidiano e mal percebemos. Seja para falar com uma operadora para aumentar a velocidade da Internet em casa, pedir uma segunda via de conta de luz, auxiliar em uma compra on-line ou mesmo para tirar dúvidas sobre uma doença. Apenas no Brasil, 56 empresas produziram aproximadamente 80 mil bots que trafegam 500 milhões de mensagens por mês, segundo dados coletados por Mobile Time em 2017.

Esses robôs atuam em diversos canais, como Facebook Messenger, sites na web, apps móveis, Twitter e Telegram. No entanto, nem sempre é fácil encontrá-los. Uma solução interessante para quem busca esse tipo de ferramenta é o ai.Bot Box (Android), uma espécie de buscador de bots.

Desenvolvido pela israelense ai.type, o app mostra ao usuário os bots mais populares, os melhores (na opinião deles) e os mais recentes. O aplicativo permite também filtrar os robôs por categorias ou canais. Ao clicar em um deles, é possível ver quantidade de downloads, a qual categoria pertence, notas (de 1 a 5 estrelas), ler uma breve descrição e abrir o robô na plataforma em que atua.

Para desenvolvedores, ai.Bot Box possibilita registrar seus chatbots na biblioteca do app. Basta clicar no ícone “+” na parte inferior da tela e preencher os dados sobre seu robô na tela seguinte. Aplicações famosas como Associated Press, Monkey Pets e E-Tech estão presentes no aplicativo.

O app em si ainda tem vários problemas, como a busca, que não funciona direito, e a duplicidade de inglês e português, além de não possuir bots brasileiros. Contudo, é uma boa biblioteca para qualquer pessoa ficar antenada com as tendências do segmento.