Profissionais das áreas de TI e segurança em empresas estão preocupados com a segurança em novos métodos de pagamento, como mobile e NFC. É o que revela uma pesquisa encomendada pela Gemalto e realizada com 3,7 mil pessoas das referidas áreas em 11 mercados (África do Sul, Alemanha, Bélgica, EUA, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Japão, Oriente Médio e Rússia). 72% dos profissionais ouvidos concordam com a seguinte afirmação: "novos métodos de pagamento, como m-payment, pagamento por aproximação e carteiras digitais, botam em risco os dados das transações". E 70% concordam que "o risco de autenticação dificulta a implementação de novos métodos de pagamento."

Entre as empresas entrevistadas, apenas 14% atualmente utilizam tecnologias de pagamento móvel, como Apple Pay, Samsung Pay, ou as plataformas da Visa e da Mastercard hospedadas na nuvem. Por outro lado, 51% delas estão interessadas em implementar novas tecnologias de pagamento digital. O problema é que menos da metade dos profissionais entrevistados (46%) acreditam que suas companhias têm protocolos de segurança capazes de lidar com essas novas plataformas. Outros 32% entendem que suas empresas não estão prontas para isso e 22% não têm certeza.

O problema é que, querendo ou não, as novas tecnologias de pagamento vão crescer rapidamente em adoção. Entre as empresas da pesquisa que já aceitam pagamentos móveis, 9% das transações acontecem hoje através do celular. E a previsão é de que a participação dobre para 18% dentro de dois anos.

A pesquisa abordou também diversos outros aspectos relacionados à segurança de dados em pagamentos digitais. O relatório completo está disponível aqui.