Na próxima quarta-feira, 2, Pequim começa a receber os primeiros torneios dos jogos olímpicos de inverno de 2022. Embora comecem oficialmente na sexta-feira, 4, as Olimpíadas iniciam antes com o luge, a modalidade de descida para apenas um competidor deitado de costas no trenó.

Os jogos de inverno são uma ótima alternativa para pessoas que não aguentam mais o calor de 30ºC, e acima, do Brasil e querem relaxar e sonhar ao ver na TV e no celular neve, gelo e qualquer coisa que ajude a esfriar o clima, nem que seja psicologicamente.

Para entender um pouco mais e acompanhar toda a programação dos jogos, o COI (Comitê Olímpico Internacional) mantém o aplicativo Olimpíadas (Android, iOS) atualizado com as informações mais recentes dos jogos em Pequim.

Algo bem interessante para quem não entende patavinas dos esportes de inverno, como eu. As poucas coisas que entendo são hóquei no gelo – que é só contar gol –, o snowboarding – que tem muita manobra adaptada do skate –, os esportes de trenó (cresci vendo ‘Jamaica Abaixo de Zero’) e corridas em geral.

Não sei nada sobre: curling, suas vassouras e a chaleira atingindo um alvo no gelo; as piruetas da patinação artística; e descobri recentemente um esporte chamado ‘combinado nórdico’ que une salto em esqui e esqui cross-country.

Mas tenho curiosidade, pois gosto de esportes em geral.

O aplicativo tem agenda completa, últimas notícias, contagem regressiva para a abertura dos jogos e uma área para jogos e trívias para os mais aficionados chamada ‘Fanzone’. Ainda é possível selecionar uma ou mais entre as 15 categorias que estarão em pelejas em Pequim para receber notificação push com informações dessas disputas e seus atletas.

Curiosidade: Pequim será a primeira cidade a sediar os jogos de inverno e verão, 2008 e agora em 2022. Mas a cidade suíça de St.Moritz sediou duas vezes os jogos de inverno, em 1928 e  em 1948, o primeiro torneio após a Segunda Guerra Mundial.