| Publicada originalmente no Teletime | O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, anunciou nesta quinta-feira, 26, que, em apoio às ações emergenciais realizadas na Reserva Indígena Yanomami, a pasta fornecerá banda larga para a localidade por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC), da Telebras. Segundo Filho, a instalação de pontos fixos na região atualmente está em estudos pela pasta.

O ministro explica que o objetivo da ação é garantir que o atendimento aos indígenas ocorra da melhor forma, conforme determinação do presidente Lula, além de possibilitar que a conexão à Internet facilite a comunicação de médicos e equipes humanitárias na reserva. A conexão satelital utiliza a capacidade em banda Ka do SGDC.

Desde 16 de janeiro profissionais do Ministério da Saúde (MS) estão na região do território indígena Yanomami. A equipe está fazendo um mapeamento do grave quadro de saúde dos indígenas que vivem por lá. Nos últimos anos, cerca de 570 crianças indígenas Yanomami morreram por causa da desnutrição e outras causas doenças que poderiam ter sido prevenidas.

A última sexta-feira, 20, o MS decretou emergência em saúde pública na região, devido ao estado de saúde que assola os indígenas. Há hoje diversos órgãos do governo federal atuando no local.