Yanomami

Yanomamis acompanham a chegada dos equipamentos de conectividade de banda larga via satélite. Foto: divulgação/Telebras

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhou a instalação de 17 antenas móveis de conexão banda larga via satélite na terra indígena Yanomami, em Roraima. Os equipamentos servirão para contribuir com o atendimento médico à população local e o enfrentamento à situação de emergência em saúde. O serviço de conectividade chega por meio do programa Wi-Fi Brasil em parceria com a Telebras.

O modem que equipa os Terminais Transportáveis Telebras por Satélite (T3SAT) possui Wi-Fi embarcado e pode ser conectado a aparelhos celulares e computadores. A conexão possui uma taxa de transmissão de download de 20 Mbps e de upload de 2 Mbps.

O equipamento é disponibilizado em uma maleta de 97 cm de altura e 82 cm de largura, com espessura de 32 cm e a antena que acompanha possui 76 cm de diâmetro.

Os equipamentos do tipo T3SAT se conectam à Internet através do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC). Apesar das antenas serem enviadas em caráter emergencial, estuda-se conectar as localidades de forma permanente ainda este ano.