A Viber acaba de disponibilizar para seus usuários brasileiros a sua plataforma de games, batizada de Viber Games. Trata-se, na verdade, de um catálogo de jogos móveis nos quais os jogadores se logam com seu nome de usuário do Viber e podem interagir com seus contatos dentro do serviço de mensagens, enviando, por exemplo, convites para partidas, vendo o que amigos estão jogando ou conferindo a posição de cada um nos rankings dos games.

Os jogos são oferecidos como aplicativos para download separado na App Store e na Google Play. Três títulos estão disponíveis no Brasil inicialmente: Viber Candy Mania, Viber Pop e Wild Luck Casino. Os dois primeiros foram criados pela Storm8 e o terceiro, pela Playtika. Todos incluem vendas in-app e permitem interação com amigos.

A plataforma Viber Games estava disponível até então apenas na Bielorrúsia, Israel, Malásia, Cingapura e Ucrânia. O Brasil é, portanto, o primeiro mercado da América Latina a receber a novidade.

Análise

Com o Viber Games, a Viber segue a tendência de seus principais concorrentes asiáticos, como Kakao, Line e WeChat, de se tornar uma espécie de hub não apenas para comunicação, mas para serviços diversos. Esses outros nasceram como apps de mensagem mas hoje incluem até sistemas de pagamento digital e serviço de chamada de táxi. Todos começaram essa expansão por meio de games sociais, como faz agora o Viber.