Um fato curioso sobre o Samsung S7, handset de ponta da fabricante coreana lançado esta semana durante o Mobile World Congress em Barcelona e que deve chegar ao mercado comercialmente em março: o processador do equipamento vai interferir na qualidade de recepção dos sinais. Aqueles que tiverem o processador Snapdragon 820 embarcado (linha topo de linha da da Qualcomm), contarão com uma tecnologia chamada TruSignal.

Trata-se de um ajuste por software e hardware projetado pela Qualcomm que compensa o efeito de atenuação que o contato entre as mãos e o aparelho causa na qualidade do sinal recebido e transmitido. É um efeito comum a todos os handsets, mas que ficou notoriamente conhecido por uma falha de projeto no iPhone4 em que esse efeito era tão exacerbado a ponto de derrubar ligações, a depender de onde os dedos eram posicionados.

Para compensar o efeito a Qualcomm estudou a interação entre os diferentes componentes do aparelho e a geometria interna em que os componentes normalmente são dispostos e chegou a uma solução, obviamente secreta e patenteada, que permite compensar o efeito por meio de processamento de hardware e software. Essa solução está "embarcada" no Snapdragon de ponta. A empresa apresentou publicamente pela primeira vez essa tecnologia no Mobile World Congress em Barcelona. Estudos de campo feitos pela fabricante mostram que a tecnologia reduz em 30% a queda de chamadas, melhoram em 49% a qualidade nas transmissões de dados, melhoram a recepção indoor e permitem um ganho de até 20% na duração da bateria.

A pegadinha é que nem todos os Samsung S7 terão o processador da Qualcomm, e a fabricante de chipsets, durante as demonstrações feitas no MWC 2016, fazia questão de enfatizar isso, já que deve "dividir" a base de handsets com outro processador, o Exynos 8890, produzido pela própria Samsung e que supostamente tem outras vantagens em termos de capacidade de processamento (ainda que um comparativo ainda não tenha sido feito pelo fato de que ambos só estão chegando ao mercado agora). Nem sempre o tipo de processador está explícito na caixa do aparelho e nem sempre isso é divulgado ao público, de modo que essa diferença poderá ser notada apenas depois de o aparelho comprado ou pelos lotes de número de série.