“A grande virtude do nosso edital é que ele manteve as frequências altas, médias e baixas. Essa combinação é essencial para a indústria e para alavancar negócios”, afirmou Wilson Cardoso, CSO da Nokia no Brasil, sobre o edital do leilão 5G, aprovado pela Anatel na quinta-feira, 25.

Cardoso elogiou esse ponto do edital, pois o Brasil, com essas capacidades unidas, poderá atingir diversas áreas ao mesmo tempo – diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, por exemplo, que só depois de um tempo liberaram diferentes frequências. “Quando você tem, por exemplo, apenas a frequência média, e existe a necessidade de mais banda, haverá negócios parados por causa disso”, explica.

O CSO da Nokia lembrou ainda a importância de finalmente haver um edital aprovado, uma vez que já estaríamos atrasados em relação a outros países da América Latina. “Estamos trabalhando muito com as PPPs (Prestadoras de Pequeno Porte) e temos a intenção de trabalhar com grandes operadoras. Temos referências fortes de standalone no mercado global, tanto em redes públicas e privadas”, garantiu.