É difícil se diferenciar no mercado de aplicativos móveis de comunicação IP, seja para chamadas de voz, de vídeo ou troca de mensagens, pois algumas marcas já dominam esse segmento, como Skype, What´sApp, Viber e eBuddy. A solução encontrada pela alemã FriendCaller foi oferecer ligações gratuitas para a rede pública em troca de exibição de publicidade. Os usuários do app, cujo download é gratuito, são incentivados a clicar em banners publicitários em troca de créditos. Assistir a um vídeo ou realizar o download de um software do anunciante gera entre 5 e 30 centavos de dólar de crédito para chamadas para a rede pública. Ligações, vídeochamadas e troca de mensagens entre usuários do serviço seguem gratuitas.

A estratégia parece estar surgindo efeito: o serviço registrou receita de US$ 1,5 milhão em 2011, informa Martin Feuerhahn, CEO da C2Call, desenvolvedora responsável pelo app.  O FriendCaller está disponível para Android e iOS, mas também pode ser acessado pela web. O serviço possui hoje 6,5 milhões de usuários cadastrados, dos quais aproximadamente 45% estão nos EUA. A meta é atingir 13 milhões ao fim do ano, diz Feuerhahn.

Além dos créditos trocados por publicidade, o executivo destaca como uma vantagem do FriendCaller a possibilidade de realizar videoconferências com até quatro pessoas simultaneamente.