De Cingapura surge o nanu, mais um app Android para concorrer no mercado de chamadas de voz sobre IP (VoIP). Ele traz um diferencial em relação aos concorrentes mais conhecidos, como Skype e Viber: é totalmente de graça, inclusive nas chamadas para linhas fixas e móveis. Seus criadores não são filantropos ou loucos que rasgam dinheiro: o serviço é bancado por publicidade. A cada ligação, o usuário ouve uma curta propaganda com cerca de seis segundos de duração, por cima do som de chamada. No momento, pelo menos para usuários brasileiros, a propaganda executada é do próprio nanu, em inglês.

Inicialmente, o nanu está oferecendo 15 minutos em ligações para não usuários. A empresa diz que esse limite pode aumentar no futuro, quanto mais gente adotar o aplicativo. Por enquanto, o serviço permite ligações para linhas fixas de 41 países, dentre os quais Brasil, EUA, Inglaterra, França e Argentina, e para linhas móveis de 9 países (Alemanha, Cingapura, Espanha, EUA, Hungria, Israel, Índia, Irlanda e Tailândia). A lista de destinos será expandida aos poucos. As chamadas entre usuários nanu, por sua vez, são ilimitadas e igualmente gratuitas.

Outro diferencial é que o nanu é leve (apenas 3,9 MB) e tem um sistema de compressão que torna possível a realização de chamadas sobre as redes 2G, afirmam seus criadores. Eles calculam que uma chamada de 10 minutos consuma em torno de 1 MB no plano de dados.

Por enquanto o nanu está disponível apenas para Android. Versões em iOS e Windows Phone estão nos planos da empresa para o futuro, assim como a inclusão de uma funcionalidade de troca de mensagens de texto.