O Conselho Diretor da Anatel, em reunião na última quinta-feira, 25, decidiu que as operadoras Oi e TIM poderão usar faixas diferentes das autorizadas anteriormente para a ampliação de SMP (Serviço Móvel Pessoal) nas regiões de fronteira dos municípios de Uruguaiana (RS) e Foz do Iguaçu (PR).

As operadoras fizeram o pedido de uso de faixas alternativas à agência devido às interferências que estavam acontecendo na divisa com a Argentina e o Paraguai. A Anatel afirma que, com a decisão, os consumidores das duas cidades poderão usufruir de tecnologia igual ou superior à originalmente prevista.

As interferências são registradas nesta região desde 2009 por conta de incompatibilidades dos arranjos de radiofrequências usadas no Brasil e nos outros países. A decisão da Anatel saiu depois de reuniões entre as operadores e reguladoras das nações envolvidas – a solução encontrada foi a repartição de frequências entre os países. Dessa forma, houve redução nas faixas de radiofrequências disponíveis para as prestadoras brasileiras nestes locais.