O RecargaPay (Android, iOS) anunciou nesta terça-feira, 26, a migração do processo tradicional de validação de cartão de crédito para um formato baseado no sistema financeiro aberto, o open finance. A ideia da companhia é aumentar a taxa de validação das tarjetas em sua plataforma, além de facilitar adição de novos usuários e oferecer crédito aos consumidores.

Neste novo método, a checagem do cartão é feita diretamente com a instituição que emitiu o cartão para o cliente. Com isso, a validação será feita instantaneamente. Essa tecnologia também permitirá acelerar o onboarding de novos usuários do app.

A partir da checagem de validação com o open finance, o RecargaPay planeja oferecer microcrédito para clientes. Com o consentimento para compartilhamento de dados (opt-in), o serviço será baseado na validação do cartão, histórico do cliente e coleta de informações na base das outras instituições que o consumidor está presente.

E a validação com open finance também surge como alternativa ao método tradicional e ao 3DS. Este último a fintech vê como mais suscetível a interrupções por ter um modelo de três domínios: adquirentes, emissores e interoperabilidade. Por sua vez, a validação tradicional ainda precisa da confirmação do usuário que aquele cartão é dele.

Imagem principal: Arte criada por Nik Neves para Mobile Time