Em estudo realizado pela companhia global de informações de marketing J.D. Power Associates, a Apple apareceu como tablet que mais gera satisfação entre os consumidores. A taxa de satisfação é medida levando em consideração cinco fatores-chave (em ordem de importância): desempenho (26%), facilidade de operação (22%), recursos (17%),estilo e design (19%) e custo (16%). A Apple atinge uma pontuação de 836 (em uma escala de 1.000 pontos) e funciona bem em quatro fatores: desempenho, facilidade de operação, estilo e design e funcionalidades. O tablet da Amazon (829) aparece em segundo lugar do ranking com destaque no fator custo.

O compartilhamento do equipamento também tem influência na satisfação do usuário. A pesquisa mostra que quando o tablet é utilizado por uma só pessoa, a satisfação global do usuário é de 824 pontos, mas esse número sobe para 852 se o dispositivo é compartilhado por quatro ou mais pessoas. 51% dos proprietários de tablets entrevistados afirmaram compartilhar o uso do dispositivo com pelo menos uma pessoa. Diante desses números, a J.D. Power ressalta a importância de os fabricantes considerarem esse uso compartilhado na hora de promover suas vendas. O estudo indica, ainda, que 41% dos proprietários de tablets que compartilham seus dispositivos entre quatro ou mais pessoas afirmaram que pretendem manter a mesma marca na compra de um novo equipamento. Essa fidelidade não foi observada na mesma intensidade entre os que não compartilham o dispositivo: apenas 28% dos usuários disseram que vão se manter fiéis ao fabricante de seu tablet atual na próxima compra. 

A pesquisa da J.D. Power Associates foi realizada nos Estados Unidos, em fevereiro de 2013, com 1.857 usuários de tablets.