Encontrar uma boa babá para seu filho ou um pedreiro experiente para a reforma da casa às vezes pode demorar semanas, quiçá meses. Para facilitar a busca por profissionais liberais, foi criado o Recomind, um site e aplicativo móvel (para Android e iOS) com um banco de dados com os contatos de milhares de profissionais. O conteúdo é todo gerado pelos usuários, que, além de indicarem os prestadores de serviço, podem avaliá-los, dando notas para três critérios: preço, comprometimento e qualidade. O Recomind tem hoje cerca de 20 mil usuários ativos, que acessam a plataforma pelo menos uma vez por mês, e a projeção é de ultrapassar 100 mil até o fim do ano, revela Juliano Martinez, CEO e um dos fundadores da empresa, que tem a Buscapé Company como sócia.

O Recomind possui cerca de 14 mil profissionais liberais cadastrados até o momento. Há desde adestradores de animais até programadores mobile, passando por faxineiras, eletricistas, encanadores, dentre outros. Além dos autônomos, há também empresas prestadoras de serviços, como Doutor Resolve e Dpaschoal. Estão listadas 240 profissões, que, por sua vez, são agrupadas em categorias. O usuário pode navegar pelo extenso banco de dados e realizar buscas por determinado tipo de serviço. O Recomind envia imediatamente uma lista com os profissionais mais próximos à localização do usuário. É possível também publicar a solicitação no Facebook através do app e receber respostas dos amigos pelo Recomind, sem que estes precisem baixar o aplicativo. Em média, 70% das requisições são atendidas. Já foram feitas mais de 10 mil desde o lançamento do serviço, no fim do ano passado. Os profissionais mais procurados são aqueles relacionados a construção e reforma residencial. Uma curiosidade: depois da mudança das regras trabalhistas para empregados domésticos, a procura por esse profissional desacelerou bastante, enquanto a busca por diaristas aumentou 15% em abril, em comparação com março, relata Martinez.

Modelo de negócios

O Recomind é gratuito tanto para quem busca quanto para quem oferece serviços. A monetização virá depois de atingida uma massa crítica, a partir de 100 mil usuários. A ideia é explorar diferentes fontes de receita, como venda de anúncios e produção de estatísticas e relatórios para terceiros.