A Nokia informou nesta terça-feira, 26, a compra da Withings, uma empresa conhecida por desenvolver dispositivos conectados voltados à saúde. Com a compra – avaliada em 170 milhões de euros – a nova empresa será adicionada à área da Nokia de licenciamento e tecnologia, a Nokia Technologies, debaixo da qual será criada uma subdivisão de saúde, a Nokia Digital Health.

Em nota enviada à imprensa, Rajeev Suri, CEO e presidente da companhia finlandesa lembrou que no passado a Nokia já buscava entrar no mercado de saúde digital, e agora deu um passo concreto nesse sentido. Antes, a fornecedora não havia investido na área de saúde, mas em navegação – área vendida recentemente para fabricantes de automóveis – e realidade virtual.

A francesa Withings, existente desde 2008, possui 200 empregados que atuam na França, Estados Unidos e Hong Kong. Em seu rol de produtos destacam-se relógio inteligente, pulseira inteligente, balanças inteligentes, monitor de pressão sanguínea, monitores para casa e monitores para bebês.

A conclusão do negócio está programada para o terceiro trimestre de 2016. Cedric Hutchings, atual CEO da Withings, assumirá a divisão de saúde digital da empresa. Como desafio, Hutchings afirma que buscará criar produtos mais simples com foco em prevenção e cuidados aos pacientes.