A Alexandria.ai, uma empresa voltada à pesquisa com inteligência artificial e ciência de dados, está buscando investimentos da ordem de US$ 50 milhões até 2022. Recentemente, a startup do Instituto de Pesquisa IDEIA realizou a primeira rodada de investimentos, em um valor não revelado. Contudo, Federico Sader, CEO da companhia, informa o que pretende fazer com o montante: “Nessa primeira etapa, o nosso objetivo é finalizar o preparo de produtos no mercado. E na próxima começaremos com expansão internacional. Não posso dizer os países, mas posso dizer que são os grandes mercados consumidores na Europa, América do Norte e América Latina’, disse Sader. “Além disso, nós estamos mudando de escritório. Vamos quadruplicar a quantidade de pessoas. E teremos muito foco em produto. Estamos trabalhando muito com machine learning. Toda a infra nossa é proprietária”, completou.

Criada como crowdsourcing de pesquisa mobile, a plataforma da Alexandra.ai utiliza uma base de 900 mil usuários. Por meio de cruzamento de dados com pesquisa de opinião e microtarefas para consumidores móveis, a ferramenta dá em poucas horas o resultado das pesquisas.

Há um ano no mercado, a companhia brasileira ficou conhecida por casos de sucesso com a Gillete, que obteve melhor impressão da marca em 73% dos 1,8 mil ouvintes, e com a Globo durante a Copa do Mundo na Rússia, com 44 pesquisas sobre o torneio com 9,9 mil respondentes, o que gerou 7 matérias no site Globoesporte.