O comissário de Privacidade do Canadá, Daniel Therrien, disse que o Facebook cometeu sérias infrações às leis de privacidade do seu país no escândalo da Cambridge Analytica. Em uma investigação feita junto com comissário de Privacidade da Columbia Britânica, Michael McEvoy, foi constatado que a companhia falhou em tomar responsabilidade na proteção de informação dos canadenses.

No relatório entregue na última quinta-feira, 25, os investigadores apontaram uma “grande quebra de confiança” do Facebook, uma vez que encontraram diversas falhas nos procedimentos da empresa de Mark Zuckerberg. Entre as falhas e quebras de lei estão: acesso não autorizado aos dados, falta de averiguação em apps de terceiros e falha de responsabilidade na proteção de dados dos seus consumidores. Os comissários pediram por leis mais duras em torno da privacidades de dados e de seus cidadãos.

O resultado da investigação no Canadá surge na mesma semana que o Facebook confirmou que a multa aplicada pela FTC nos EUA pode subir de US$ 3 bilhões para US$ 5 bilhões. Outro problema da companhia é que o regulador de privacidade na Irlanda está analisando uma falha da rede social que teria exposto milhares de senhas de seus usuários.

Caso

Vale lembrar, a Cambridge Analytica usou o app “My Digital Life” na coleta de dados dos usuários da rede social, com intuito de ganho político em campanhas eleitorais nos Estados Unidos. Com 300 mil usuários conectados ao app de perguntas e respostas (quiz), a empresa de marketing político tinha potencial para captar informações de 87 milhões de usuários, inclusive de 600 mil canadenses.