O sonho de Mark Zuckerberg é que toda a Internet um dia migre para dentro do Facebook. Pelo bem da liberdade na web, eu torço sinceramente para que isso não aconteça. Enquanto isso, preciso tirar o chapéu para as recentes iniciativas da empresa em mobilidade, pelo menos do ponto de vista do usuário final. O Facebook segue a estratégia de fragmentar-se em pequenos apps com finalidades específicas. Depois de criar um aplicativo somente para troca de mensagens e outro para fotos, agora foi lançado o "Facebook Pages", voltado para a administração de páginas oficiais na rede social. O app permite acompanhar o desempenho de cada post em sua página, informando quantas pessoas foram "alcançadas" (ou seja, para quem o post foi exibido), quantas curtiram, quantas compartilharam etc. É possível também publicar novos conteúdos, enfim, administrar quase que por completo todos os recursos para páginas empresariais do Facebook. O download do Facebook Pages está sendo oferecido automaticamente no app padrão da rede social, em um banner no topo da sua página inicial. O bacana também é que já está traduzido para português. Para muitas empresas, acompanhar o desempenho de suas páginas no Facebook é tão ou mais importante que acompanhar as métricas do site web, o que torna essa ferramenta particularmente relevante. E assim, aos poucos, Zuckerberg vai conquistando a Internet…