| Publicada originalmente no Teletime | A Anatel vai liberar a faixa de 3,5 GHz para mais 282 municípios a partir da próxima terça-feira, 2 de maio. Com isso, as operadoras poderão começar a ofertar o 5G nessas localidades, embora não estejam com obrigação de fazer isso neste momento, conforme o edital de 2021, ainda que tenham surgido sugestões de incentivo à antecipação. A decisão foi tomada em reunião do Grupo de Acompanhamento da Faixa (Gaispi), nesta quarta, 26. Clique aqui para acessar o site da Anatel com a lista de municípios.

Desta forma, a agência contabiliza 964 municípios com a limpeza de espectro já feita para as operadoras lançarem o 5G. A Anatel contabiliza que isso corresponda a 62% da população brasileira em potencial – desde que estejam próximos de antenas com a tecnologia e tenham aparelhos compatíveis.

“Até o final de junho, 1.610 municípios estarão liberados para a implantação do 5G”, reiterou o conselheiro da agência e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, durante painel do Seminário de Conectividade Significativa nesta quarta-feira, 26. Ele destacou ainda que os trabalhos de limpeza da faixa de 3,5 GHz têm dado resultados positivos no cronograma. “Estamos muito adiantados na limpeza da faixa, quase dois anos.”

(Colaborou Marcos Urupá)