O agravamento da crise do novo coronavírus e a necessidade do distanciamento social ampliou o uso de carteiras digitais e pagamentos P2P na América Latina. De acordo com estudo divulgado pela Visa nesta terça-feira, 26, As carteiras digitais  são o meio de pagamento preferido por 12% dos consumidores na região e os serviços de P2P, por 30%. Feita com 400 consumidores da bandeira na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, República Dominicana, Peru e México entre os dias 15 e 22 de abril, a pesquisa revelou outras mudanças de hábitos de compras durante a pandemia. Uma delas é a adoção do pagamento por aproximação: dos respondentes, 17% fizeram pagamento contactless em sua última compra.

Em termos de consumo, 40% realizaram compras online por motivo de segurança, sendo que apenas 26% consideram o comércio eletrônico como prático. Dos tipos de gastos realizados, 59% compraram mais produtos de limpeza e 47% compraram mais serviços de streaming, se comparado ao período pré-Covid-19.

Cartões contactless

A Visa não detalhou os dados absolutos por país. No entanto, a companhia explicou que o uso de cartões contactless no Brasil cresceu cinco vezes, de acordo com análise interna realizada entre março de 2019 e março de 2020. A empresa lembra que em dezembro de 2019 houve 7 milhões de transações mensais no pagamento por aproximação.

Em outros países os destaques são: Costa Rica e Chile na liderança da adoção do contactless com mais de 50% dos pagamentos presenciais usando aproximação em março deste ano; Guatemala e Panamá com uma em cada três transações presenciais feitas por cartão contactless, também em março; e a penetração do pagamento por aproximação aumentou 20% na Colômbia e Paraguai, na comparação entre março e abril deste ano.

Ao todo, América Latina e Caribe triplicaram a base cartões de ativos com pagamento por aproximação. E em 17 países da região o número de transações por aproximação em lojas físicas ultrapassou a casa dos dois dígitos.