| Publicada originalmente por Teletime | Dados divulgados pela Conexis Brasil Digital, entidade setorial que reúne as grandes operadoras de telecomunicações, mostram que o número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 21,3% em abril deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021. Os números foram obtidos a partir de informações fornecidas pela Anatel.

No mês de abril de 2022 foram registradas 153.761 queixas de usuários de serviços de telecom, 41.609 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado. Desde abril de 2021 a Anatel registra quedas mensais superiores a 20% de reclamações de usuários do setor de telecom.

 

consumidor

Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, com destaque para a queda de 31,3% de reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 14.536 em abril de 2021 para 9.980 em abril de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 27,4% e dos usuários de telefonia móvel 7%. Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas a Qualidade, Funcionamento e Reparos, que apresentou redução de 34%. As reclamações sobre cobrança, que é o item com maior número de queixas, caíram 19%.

“Os dados revelam o compromisso do setor com os consumidores e mostram o amadurecimento da autorregulação de telecomunicações que vem aperfeiçoando seus normativos para melhorar a relação com o usuário e a qualidade do serviço”, afirma o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Uma das medidas mais conhecidas do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) é a Não Me Perturbe, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.