A Akatus, empresa de gestão de meios de pagamentos, está oferecendo uma solução conjunta de pagamento por meio de tablets e smartphones focada em pequenos empreendedores e empreendedores individuais.

A solução, chamada de “Nunca mais perca uma venda”, inclui um leitor de cartão de crédito para ser acoplado aos celulares, um cartão pré-pago da MasterCard e o aplicativo móvel, baixado gratuitamente na App Store ou Google Play.

O aplicativo permite que o usuário faça transações de pagamento eletrônico, enquanto o leitor, acoplado na entrada de som dos dispositivos móveis, funciona como uma máquina regular de cartão de crédito, e aceita todas as bandeiras. O cartão pré-pago, por sua vez, pode ser usado em todos os pontos de venda que aceitam MasterCard e em caixas eletrônicos, onde se saca dinheiro e se acessa o saldo.

“O custo desse conjunto de soluções é de R$ 99, e o empreendedor pode parcelar em até dez vezes. Nossa ideia não é substituir as maquinetas de cartão, mas atender ao público que não pode pagar por essas máquinas e que, muitas vezes, não tem conta bancária, principalmente os empreendedores individuais, que se deslocam até o cliente para fazer as vendas”, diz Marcos Bueno, CEO da Akatus.

A Akatus registra uma base de 15 mil vendedores que já utilizam esses produtos, e espera que o número acumulado de transações ultrapasse 350 mil até o final do ano. Para a solução, a empresa recebeu um aporte não revelado do Fundo Charse Equity.