Com recursos de um fundo de investimentos, o grupo Multi – que opera as marcas Wizard, Yázigi, Skill, Alps, Microlins, S.O.S, Bit Company e People – criou a Akatus, especializada em pagamentos móveis. A nova companhia inicia as operações na próxima semana, com foco nas pequenas e médias empresas. O valor do investimento não foi revelado.

A Akatus vai oferecer aplicativos que operam nos sistemas operacionais iOS, da Apple, e Android, do Google, voltados para a realização transações via celulares ou tablets. Os dispositivos se comunicam com o sistema bancário, atuando como pontos-de-venda móveis. A Akatus também vai atuar no processamento de pagamentos pela internet, concorrendo diretamente com o Mercado Pago, do Mercado Livre, e o PagSeguro, do UOL.

Segundo o CEO da Akatus, Marcos Bueno, a estimativa é que serão realizadas 2,5 milhões de transações no primeiro ano de operação da empresa. "Acreditamos que os empreendedores individuais, como os vendedores porta a porta, representarão grande parte do nosso volume de transações", destaca.

Segundo o executivo, a Akatus buscará parcerias com empresas de comércio eletrônico e desenvolvedoras de aplicações para dispositivos móveis para difusão da ferramenta.