A LG será a primeira fabricante a disponibilizar comercialmente um produto relacionado ao projeto Tango, iniciativa do Google para o desenvolvimento de um sistema de modelagem 3D a partir de câmeras e sensores instalados em um dispositivo móvel. O produto em questão será um tablet, a ser lançado em 2015, informou o Google durante a Google I/O, sua conferência anual para desenvolvedores, nesta quinta-feira, 26. As especificações e o preço não foram divulgados.

A ideia do projeto Tango é permitir  modelagem em tempo real do ambiente ao redor do dispositivo móvel, a partir da coleta de milhares de informações coletadas de sensores como bússola, giroscópio e acelerômetro e várias câmeras. Os mapas em três dimensões servirão para navegação indoor.

Análise

A navegação em ambientes fechados é uma das novas fronteiras a serem desbravadas pelas empresas de tecnologia. Várias delas estão nessa corrida, como Nokia, Cisco e Google, além de inúmeras start-ups. O que existe hoje são algumas iniciativas que captam informações de redes Wi-Fi e sensores Bluetooth Low Energy para encontrar a localização do usuário, que por sua vez é cruzada com mapas pré-carregados do ambiente em questão. O projeto Tango vira isso ao avesso: quem cria o mapa, em tempo real, em escala humana e em três dimensões, é o próprio aparelho na mão do usuário, sem requerer mapas prévios ou redes pré-instaladas. Na prática, qualquer ambiente pode ser modelado, desde uma caverna até um museu, passando por uma sala de estar ou um escritório. As possibilidades de aplicações são infinitas, especialmente se os dados forem aproveitados de maneira colaborativa e em escala mundial. Em suma: será uma verdadeira revolução.