O governo do Distrito Federal e a Huawei anunciaram nesta quarta-feira, 26, um acordo de cooperação para instalação de um laboratório para testes da tecnologia de 5G no Parque Tecnológico de Brasília (Biotic). A expectativa é de que em até 90 dias, a empresa monte um showroom em um prédio dentro do parque para fazer demonstrações para a população, além de avaliar o desempenho da tecnologia.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, destacou que a parceria é o início das ações para consolidar o parque que, além de empresas de tecnologia e startups, inclui a criação da Universidade Distrital, que será focada em Ciência e Tecnologia. “Estamos trabalhando em vários projetos para que na metade do governo a gente consiga chegar nessa cidade digital. O 5G antecipa muito esse projeto”, ressaltou o governador.

Ao ser questionado sobre a possibilidade de a parceria causar indisposições, em função da crise entre a companhia chinesa e o governo norte-americano, o governador afirmou que não pretende entrar na polêmica. “Não podemos entrar na guerra entre EUA e China, que é muito mais comercial do que tecnológica”, afirmou.

BRB

Em paralelo ao anúncio do acordo com a Huawei o presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, anunciou que a instituição criou um programa de aceleração de startups. A estimativa é de que a instituição invista cerca de R$ 15 milhões na primeira etapa de aceleração.