O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) está lançando, em parceria com o Instituto Tecnológico Sistema Meteorológico do Paraná, um serviço de alerta de geadas que é enviado aos usuários por mensagem SMS. A nova plataforma vem se somar aos tradicionais meios de alerta do Iapar, os quais incluem comunicados na imprensa, em sites e por e-mail.

Para receber o alerta por SMS, que será enviado sem custo para o usuário, o interessado precisará se cadastrar novamente no site do Iapar. O Iapar informa, contudo, que é preciso que o recadastramento dos usuários seja feito com atenção para que não ocorram erros de digitação na inscrição de endereços, e-mail, código de área e dos números dos telefones celulares. E-mails incorretos ou telefones celulares incompletos não poderão receber os alertas, uma vez que o sistema não faz as correções automaticamente.

Segundo a instituição, o serviço de mensagem via torpedo no celular objetiva “agilizar uma tomada de decisão por parte do cafeicultor” em relação às medidas de proteção do cafeeiro, e faz parte dos esforços do instituto para melhorar e modernizar a comunicação e as soluções de tecnologia de informação nos serviços prestados aos usuários.