3,053 bilhões de pessoas são usuárias ativas mensais (MAUs, na sigla em inglês) de SMS no mundo, informa relatório do Mobile Ecosystem Forum (MEF) publicado nesta semana. Ou seja, são pessoas que receberam (e leram) ou enviaram mensagens de texto de seus celulares pelo menos uma vez nos últimos 30 dias. A base caiu 1,5% em um ano, mas ainda é maior que aquela de aplicativos de mensageria over the top, como WhatsApp, Messenger e Telegram, que somam 2,476 bilhões ao redor do mundo (crescimento de 5% em um ano), de acordo com o MEF.

O SMS continua sendo o canal mais utilizado para o envio de mensagens por empresas para consumidores finais, seja para fins de atendimento ao cliente ou promoções. Esse tipo de mensagem é conhecida no mercado como A2P (application to person). De acordo com o MEF, 2,168 bilhões de pessoas recebem mensagens de empresas por SMS, contra 1,386 bilhão que recebem através de apps OTT.

Em termos proporcionais, 73% dos usuários de smartphones no mundo recebem SMS A2P. 33% declaram receber mensagens promocionais; 32%, mensagens de serviços ao cliente; e 30%, spam.

Brasil

No Brasil, 42% dos usuários de smartphone afirmam receber SMS com conteúdo promocional de empresas, informa o MEF. O País ocupa o segundo lugar nesse aspecto, em um ranking com 10 mercados pesquisados pelo MEF, atrás apenas da África do Sul (45%). O menor percentual foi verificado no Japão (16%).

E 36% dos brasileiros com smartphone recebem mensagens de serviços ao cliente enviadas por empresas por SMS. Novamente, o Brasil está em segundo lugar na lista do MEF, desta vez atrás da China (43%). De novo, o mercado com o menor percentual é o Japão (21%).