O CEO da Qualcomm, Steve Mollenkopf, culpou a guerra comercial entre China e Estados Unidos pela falha na aquisição da NXP Semiconductors por US$ 44 bilhões. Em entrevista à CNBC, Mollenkopf disse que ele e sua companhia “foram pegos” no fogo cruzado entre os dois países, pois o governo de Pequim estava retendo a aprovação da compra da fabricante de chips.

Na visão do executivo, a Qualcomm precisava ter “certeza no processo”, seguir em frente e começar a focar em propostas que trarão “valor para empresa”. Ainda assim, o CEO não vê risco aos negócios da empresa diante da disputa entre China e EUA, embora ressalte que é um momento “muito difícil” para fazer fusões e aquisições.

Com o fim da operação para comprar a NXP, a Qualcomm prosseguirá com um programa de recompra de suas ações avaliado em US$ 30 bilhões. Uma ação que foi bem vista pelos analistas do mercado.  No entanto, o recuo da compra da NXP não foi o único problema da Qualcomm. A companhia californiana confirmou que não fornecerá modems para o próximo smartphone da Apple.