A MicroStrategy, fornecedora de plataformas de software empresarial, desenvolveu uma interface para CRM móvel a partir de sua plataforma para aplicativos móveis. A novidade pode se integrar a qualquer sistema CRM e disponibilizar relatórios com dados de gestão de clientes em smartphones e tablets, independentemente do sistema operacional.

A solução é voltada para a área de vendas ou para qualquer profissional que tenha contato com clientes. Ela pode enviar ao profissional recomendações de produtos e ofertas, mostrar opções personalizadas de vendas cruzadas, viabilizar a emissão do contrato a qualquer momento, uniformizar o discurso de vendas em todas as regiões geográficas, entre outras funções.

“Quando falamos de CRM, ele é visto de duas formas: operacional ou analítico. O operacional cria ferramentas para dar suporte ao time de vendas, mas o problema é que ele pode ser intrusivo. O CRM analítico vem para fazer com que isso acabe, de maneira que antes de falar com o cliente, o profissional o conheça, é a visão de 360 graus do cliente. Isso no formato mobile garante ainda mais sucesso na oferta, pois posso ter em mãos, de qualquer lugar, o poder de analisar e conhecer meu cliente para tomar decisões mais efetivas”, diz Flavio Bolieiro, vice-presidente da MicroStrategy para a América Latina.

A empresa tem boas perspectivas para a adoção da interface no País. “A expectativa é grande para tudo que se fala de mobilidade. O que vemos no Brasil é um certo receio na parte de segurança, no sentido de que o profissional pode ser assaltado e ter o celular roubado. Mas isso está sendo resolvido com softwares que bloqueiam o conteúdo em casos assim. O outro empecilho é a dificuldade de conectividade, em casos onde a força de venda não atua só nos grandes centros. Mas esperamos que isso melhore com a chegada do 4G e a infraestrutura para a Copa do Mundo, permitindo uma adoção mais em massa da solução”, afirma Bolieiro.