O Facebook disse que um anunciante pode perder até 50% da receita de publicidade com as alterações que a Apple fará em seu próximo sistema operacional móvel, o iOS 14. Em nota publicada no seu site de negócios, a empresa informou que as mudanças no identificador de dispositivo para publicitários (IDFA) – que exigirão o consentimento do usuário para a coleta e compartilhamento de dados – impactarão em seus negócios e na aferição de audiência, uma vez que o Facebook não usará mais o IDFA.

“Nós esperamos que essas mudanças vão afetar desproporcionalmente a Audience Network – plataforma de publicidade do Facebook -, devido à sua dependência pesada de publicidade em aplicativos. Como todas as redes de publicidade no iOS 14, as habilidades de um anunciante de medir e segmentar campanhas serão impactadas, e, como resultado, os anunciantes terão redução na habilidade de monetizar”, disse a empresa no texto.

Para ser mais exato, as campanhas de instalações por app sofrerão o maior impacto.

Para entender esse choque, o Facebook pretende lançar um kit de desenvolvedor (SDK) do Audience Network. Neste kit da rede de publicidade, a companhia não coletará mais o IDFA e, com isso, o acesso dos anunciantes aos dados será limitado.

Além do SDK, o Facebook recomendará a seus clientes que façam uma segunda conta dedicada às campanhas para o iOS 14. A companhia de Mark Zuckerberg ainda tenta mudar o posicionamento da Apple via conversas com a W3C e sua recente parceria de colaboração de mídia (PRAM).