O uso de redes sociais no trabalho pode atrapalhar a produtividade dos empregados… a não ser quando se trata de uma rede social corporativa. É o caso do Chatter, criado pela salesforce.com e oferecido gratuitamente aos seus clientes. Desenvolvido três anos atrás e disponível também para dispositivos móveis na forma de app para Android e iOS, o Chatter é usado hoje por 80% da carteira de clientes da Salesforce.

"Quando vimos o sucesso das redes sociais, três anos atrás, nos perguntamos: por que nossas aplicações não são tão fáceis de usar como a colaboração nas redes sociais? Foi com essa visão que criamos o Chatter", explica Fernando Obregón, diretor de engenharia de vendas da salesforce.com.

A proposta da solução é apresentar informações relevantes para o funcionário, fornecidas pelos diversos sistemas da companhia, como CRM, ERP etc. Quando acessa o Chatter, seja do desktop ou do smartphone, o empregado vê um mural com as últimas notícias relacionadas a seus clientes e processos de trabalho. "A informação vem até você em vez de precisar ser buscada. É uma mudança de paradigma na colaboração corporativa", comenta.

A ferramenta pode ser integrada com sistemas de terceiros, não apenas com aqueles fornecidos pela salesforce.com. Para Obregón, o Chatter é um instrumento de fidelização. "Quanto mais ferramentas oferecemos aos clientes, mais fiéis eles ficam", comenta.