A Salesforce.com, fornecedora de soluções de CRM e automação de força de vendas, lança nesta sexta-feira, 1, um serviço para empresas terem suas próprias lojas de aplicativos, o Private AppExchange.

Construído na plataforma da Salesforce, a solução permite customizar aplicativos corporativos móveis, web e de desktop, gerenciá-los e distribuí-los aos funcionários, mantendo a política de ‘traga seu próprio dispositivo’ (BYOD). “Na vida pessoal, você pode entrar em uma loja de apps, ler as avaliações sobre eles e instalá-los. Na vida corporativa, não é tão fácil”, diz o diretor-sênior de gerenciamento de produtos AppExchange da Salesforce.com, Ryan Ellis. No mundo corporativo, antes de um funcionário instalar um aplicativo, ele precisa checar se o app é suportado, esperar a autorização e acesso do setor de TI da empresa e, muitas vezes, lembrar diversas senhas para acessar diferentes aplicações.

Os aplicativos podem ser instalados em múltiplos dispositivos e uma ferramenta de gerenciamento permite a visualização e controle das categorias de apps e dos funcionários que podem acessá-los. “A equipe de TI pode instalar apps para equipes específicas. Como por exemplo instalar apps relacionados a vendas em todos os dispositivos de funcionários dessa área”, cita Ellis. Outra característica da solução é o acesso aos aplicativos em múltiplos dispositivos com uma única senha.