Desde o começo do ano até agora, o Groupon dobrou no Brasil a sua quantidade de usuários móveis, ou seja, aqueles que utilizam o serviço de e-commerce através de apps para smartphones ou via site móvel. O número absoluto do Brasil não é divulgado, mas no mundo a empresa soma mais de 50 milhões de downloads de seus apps, hoje disponíveis para Android, iOS, Windows Phone, BlackBerry e Symbian. Somente no primeiro trimestre do ano foram 7,5 milhões de downloads, recorde na história da companhia.

Nos EUA, as vendas móveis já representam quase 50% do total. "A ideia é provocarmos esse mesmo movimento no Brasil nos próximos meses. Teremos novidades em personalização de compras, aumentando a relevância de ofertas locais e muito mais. Além disso, teremos também um novo app para iPad em breve", disse o diretor de marketing e comunicação do Groupon Brasil, Tomás Penido, em entrevista por e-mail para MOBILE TIME.

Atualmente, a maior parte das vendas móveis do Groupon no Brasil são de ofertas locais, como bares e restaurantes. Segundo o executivo, as ofertas apresentadas no celular procuram atender aos seguintes requisitos: serem relevantes de acordo com o contexto em que se encontra o usuário; serem as melhores disponíveis; serem divertidas e surpreendentes; e serem úteis.

"Queremos que o Groupon seja o primeiro lugar onde as pessoas pesquisam quando buscam um serviço ou produto, seja uma oferta para um jantar, uma viagem ou um produto para ser entregue em casa. Nesse sentido, um dos nossos focos é o mobile. Ele não apenas aumenta o número de consumidores conectados ao redor no mundo como também oferece um verdadeiro shopping virtual no bolso das pessoas", explica Penido.

O cliente que compra pelo smartphone não precisa imprimir o voucher: este pode ser lido pelo estabelecimento comercial escaneando a tela do aparelho por meio do app do Groupon para parceiros.

Tomás Penido, do Groupon