A Uber está para lançar nas próximas semanas uma nova versão de seu aplicativo. A mudança será para integrar Uber Eats e informações sobre transporte público com o app de solicitação de viagens com carros. A nova interface apresentará as opções de produtos e serviços existentes ao usuário já na tela inicial. O anúncio aconteceu nesta quinta-feira, 26, e deverá chegar primeiramente em cidades de nove países onde a empresa está presente, inclusive no Brasil.

O serviço sobre o transporte público apresenta informações sobre metrô, ônibus e trens dentro do app da Uber de modo que o usuário compare e planeje suas viagens misturando os modais ou usando apenas um deles. O recurso conta com instruções passo a passo e itinerários em tempo real e já funciona em algumas cidades, como Chicago, Londres e Sidney. Ele foi expandido nesta quinta para Cidade do México, Paris e São Francisco, e chegará nos próximos meses em outras sete cidades, entre elas, São Paulo.

A cidade de Denver (EUA) estará um passo além na integração com transporte públicos: seus  já usuários já estão habilitados para comprar passagens dentro do aplicativo da Uber.

Ciclistas e educação no trânsito

Outro recurso que chega no app brasileiro é um alerta de motoristas e usuários sobre a presença de ciclistas. A ideia é orientar o usuário a verificar a presença de ciclistas antes de abrir a porta do carro no momento do embarque. A funcionalidade também alerta caso a corrida termine perto ou ao longo de uma ciclovia ou ciclofaixa. Neste caso, o app enviará uma notificação no final do percurso orientando que o usuário redobre a atenção ao sair do carro.

A novidade está em fase de testes e deverá ser implementada no Rio de Janeiro e em São Paulo num primeiro momento. O novo recurso utiliza dados públicos de mapeamento para identificar onde existem ciclovias, ciclofaixas e ruas com tráfego compartilhado entre carros e bicicletas, e foi desenvolvido em parceria com especialistas em segurança viária e ciclomobilidade.

Os motoristas também receberão comunicados com informações sobre as regras de trânsito de modo a incentivá-los a procurar locais seguros para estacionar ao realizar o embarque e desembarque de passageiros.

Uber Eats

Em fase de testes, o aplicativo de delivery lançou em fevereiro em países da América Latina – entre eles o Brasil – um recurso no qual usuários podem dispensar o envio de talheres de plásticos, guardanapos e canudos. A iniciativa será expandida para outros países a partir de outubro.

De acordo com a empresa, o recurso chegou no Brasil e no Chile e foi aceito por 93,7% dos restaurantes participantes. No País, certa de 700 estabelecimentos escolheram participar dos testes.

Outra ideia que será implementada no app será a de que usuários possam fazer pedidos com restrições por conta de alergias ou restrições alimentares de maneira mais simples e rápida.