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Ilustração: Cecilia Marins/Mobile Time

Os aplicativos de e-commerce no Brasil tiveram 15,7 milhões de downloads no primeiro semestre de 2022, um crescimento de 3% ante 15,3 milhões de um ano antes. Os dados são de uma pesquisa da RankMyApp que o Mobile Time teve acesso com exclusividade e que analisou mais de 70 milhões de instalações de apps na Google Play e App Store, 283 milhões de visualizações e 350 milhões de dados de aquisição em diversos setores, entre junho de 2018 e junho 2022.

De acordo com Rodrigo Thedim, head de marketing da empresa, o resultado mostra o retorno da curva habitual de crescimento do comércio mobile no Brasil ao ritmo pré-pandemia do novo coronavírus. O ano da crise sanitária resultou no dobro de crescimento (104%) de app installs no m-commerce brasileiro, quando comparado com 2019.

Por categoria, os aplicativos de comércio voltados para eletroeletrônicos e móveis foram os que acumularam mais downloads no período de cinco anos entre junho de 2018 e 2022: 67 milhões, . Em seguida aparecem os apps de marketplace em geral (61 milhões), artigos esportivos (14 milhões) e saúde e beleza (7 milhões).

Datas – 2020 x 2021

Para efeito de comparação e compreender o quão fora da curva foi 2020, o Dia do Consumidor registrou um salto de 77% com 3,3 milhões de downloads nos apps de e-commerce, contra 2 milhões de 2019. Já o Dia das Mães mais que triplicou (+236%) com um incremento de 2 milhões para 6,5 milhões do downloads. O mesmo movimento foi observado no Dia dos Namorados (+275%) com um pulo de 1,8 milhão de downloads para 6,7 milhões.

Thedim acredita que este movimento está ligado ao fato que muitos usuários migraram o uso do e-commerce no PC para o mobile, uma vez que os PCs em casa eram usados por mais de uma pessoa (estudantes e trabalhadores, por exemplo) e que muitos dos computadores enviados das empresas para o trabalhador em home office têm restrições de acesso às lojas online.

Datas – 2021 x 2022

Das datas com grandes ativações comerciais, entre junho de 2021 e junho de 2022, o Dia das Mães foi aquela com maior aumento em instalações (+5,5%), passando de 2,6 milhões para 2,7 milhões. O Dia dos Namorados surge em segundo lugar, com alta de 3,4%, passando de 2,4 milhões para 2,5 milhões de downloads. E o Dia do Consumidor foi o único com queda de 7%, de 2,9 milhões para 2,7 milhões.

Ano atípico e tendências

O head de marketing da RankMyApp enxerga o ano de 2022 como atípico, por causa de três grandes eventos promocionais muito próximos (Black Friday, Natal e Copa do Mundo), o que deve puxar uma alta nas instalações de apps no final do ano. O executivo explicou que haverá um esforço muito forte das companhias “adiantando a Black Friday de novembro para outubro”, para não dividir a atenção com os jogos da Copa do Mundo. Em especial, Thedim explicou que a proximidade do torneio com as duas datas comerciais deve colaborar para o incremento das instalações.

Os principais exemplos que criarão um “momento único” para o e-commerce são:

  • Os jogos são em horário comercial;
  • As partidas do Brasil na primeira fase são em dias úteis;
  • O segundo jogo no Brasil ocorre na semana da Black Friday em novembro;
  • E a final da Copa do Mundo acontece uma semana antes do Natal.

Outra análise feita pelo especialista é que o torneio pode trazer novamente um movimento de crescimento para o Natal. Nos últimos anos, o comércio tem dedicado o seu esforço de vendas para a Black Friday, ou seja, de 2018 a 2021, a época do Natal teve quedas constantes em downloads: 2020 para 2021 caiu 21%, enquanto a Black Friday cresceu 20%.

Além das três datas, Thedim prevê um incremento nos downloads devido às promoções de começo de 2023, um movimento costumeiro de queima de estoque das sobras do final do ano.