Ilustração: Cecília Marins

A Telefónica e a Qualcomm anunciaram nesta segunda-feira, 26, uma parceria para desenvolver um ecossistema de realidade mista/estendida (XR) e de produtos para o metaverso. Para isso, as duas companhias vão unir as tecnologias desenvolvidas na plataforma de desenvolvimento Snapdragon Spaces por meio da estrutura de rede da operadora.

Inicialmente, o Snapdragon Spaces será adicionado a diferentes iniciativas de inovação da Telefónica, como o campus 42. Com isso, a ideia é que as pessoas e empresas que fazem parte da inovação aberta da operadora criem produtos nas realidades virtual, aumentada e mista; em seguida, a Telefónica testará e poderá comercializar esses produtos para sua base de clientes.

A operadora enxerga a XR como uma das muitas possibilidades de combinação de dispositivos imersivos com redes potentes e descentralizadas na Web3. Ou seja, a companhia deseja oferecer novas experiências de metaverso aos seus clientes com a parceria, como produtos que una o mundo físico e digital em setores como comércio, comunicação e entretenimento.

Vale dizer que esta é a segunda grande parceria da Qualcomm em menos de um mês. No começo de setembro, a fornecedora firmou um acordo similar com a Meta durante a IFA 2022 em Berlim, na Alemanha.